top of page
  • InterSports America

Como tirar o visto de estudante

O visto de estudante (F1) é a última etapa no processo de admissão em uma universidade. É o visto que garantirá que o estudante pode estudar e residir legalmente no país enquanto estiver estudando. Apesar disso, por ser temporário, ele é um visto de categoria não-imigrante.


Qual o passo a passo para a obter o visto de estudante?


Passo 1: Formulário DS-160

O primeiro passo é o formulário chamado DS-160, que é o formulário preenchido para a solicitação de diferentes tipos de vistos, como o de turismo. Para acessar o site para preencher o formulário, clique aqui.


No vídeo abaixo, explicamos o passo a passo sobre o preenchimento do DS-160 para o visto de estudante:


Algumas observações:

  • Logo na primeira página, você terá que escolher o local onde irá aplicar para o visto. O local escolhido ao preencher o DS-160 deve obrigatoriamente ser o mesmo local onde você fará o agendamento para a entrevista! Caso você opte por alterar o local, você terá que preencher um novo DS-160.

  • É bem comum você não conseguir preencher todas as informações de primeira, portanto salve sempre o formulário e guarde o seu número (application ID), além da pergunta e resposta de segurança pra você conseguir voltar de onde você parou.

  • A InterSports America é uma empresa de assessoria esportiva para universidades e intercâmbios. Caso você tenha alguma dúvida específica, procure uma agência especializada ou um despachante!


Passo 2: Agendamento do CASV e da entrevista

O segundo passo é ir no site do Consulado Americano clicando aqui.


Caso você nunca tenha feito esse processo antes, para o visto de turista ou algum visto de estudante anterior, você deverá clicar na opção "1 Inicie Sua Solicitação". Caso você já tenha usado o site antes, clique na opção abaixo "Continuar", faça seu login e senha e realize o processo de criar novo solicitante.


Nesse site você deverá informar seus dados pessoais (nome completo, data de nascimento, passaporte), além do número do seu DS-160 ("application ID"). Aqui você também fará o pagamento da taxa do DS-160, no valor de $160. Você pode pagar em cartão de crédito ou boleto bancário, e próprio site ja faz a conversão para a moeda local.


Após o pagamento, você irá escolher o local onde você fará a entrevista para o visto (lembre-se que tem que ser o mesmo local informado no DS-160!) e irá escolher as datas e os dias. Em alguns lugares como Rio, São Paulo e Brasília, o CASV (local onde você faz a foto e recolhem sua digital) é diferente do consulado, onde a entrevista é feita. Em Porto Alegre, é tudo feito no mesmo local.


Passo 3: Pagamento da taxa do SEVIS

O SEVIS ID é o número de cadastro na "central de estudantes" dos EUA. Com esse número, um estudante internacional pode ser matriculado em universidades e cursos.


Ao se transferir, o estudante deve informar a instituição atual, para que ela transfira o número do SEVIS para a nova instituição. Ao final de um curso, a instituição deve dar baixa no número do SEVIS do estudante.


Listamos essa etapa por último porque o estudante deverá levar a comprovação de pagamento da taxa do SEVIS apenas nos dias em que irá no CASV e no consulado. Antes disso, ela não precisa ser paga.


O pagamento do SEVIS é feito através da taxa I-901, clicando aqui.


No vídeo abaixo, explicamos como realizar o pagamento da taxa do SEVIS:

Atenção: o valor da taxa do SEVIS segue $350, por enquanto.



Essas são as três etapas para obtenção do visto de estudante (F1). No dia da entrevista e quando for ao CASV, não se esqueça de levar toda documentação apresentada para matrícula na universidade, além dos documentos de comprovação bancária!


Comentários


bottom of page